Cultura
no Porto para todos
Elisa Ferreira
'


O património cultural do Porto é um dos seus maiores activos. É rico tanto o seu património material, que a classificação do Centro Histórico como Património da Humanidade reconhece simbolicamente, como o imaterial que se espelha, nomeadamente, no contributo da Cidade para a cultura nacional, nos seus mais variados domínios, das letras ao cinema, do teatro à arquitectura. O espírito empreendedor e pioneiro, que frequentemente se associa ao Porto, manifesta-se claramente neste domínio.

Numa cidade com história como o Porto, que busca afirmar-se com identidade própria na Europa e no Mundo das cidades, a cultura deve reassumir um papel nuclear na construção de pontes e equilíbrios entre diferentes domínios de actividade da Cidade. Da filigrana do seu tecido criativo, à solidez da sua revalorização estratégica enquanto Património Mundial, a política cultural deverá ser a matriz enformadora de uma cidade diferente, mais qualificada e competitiva. Assim será no projecto “Porto para todos”.

Eis as principais frentes que organizam esse quadro programático:
1. Valorizar a actividade criativa e cultural existente e favorecer a emergência de novas iniciativas
2. F

avorecer a inovação e apoiar o desenvolvimento de públicos
3. Promover a criação de redes e a visibilidade da actividade criativa e cultural da Cidade
4. Relevar o Património Edificado (e o seu valor histórico e afectivo) na requalificação e aposta nos aspectos estratégicos e distintivos da Cidade – planeamento, urbanismo e actividades económicas.




(in Porto para TODOS _ Elisa Ferreira)