THESE THINGS TAKE TIME
exposição individual de artes plásticas
de
Carla Filipe
patente até dia 21 de Fevereiro no Espaço Campanhã
fotografias de Paulo Mendes

Carla Filipe, faz parte de um grupo de artistas que durante os últimos anos tem dinamizado o panorama artístico na cidade do Porto, organizando mostras de artes plásticas e performance em espaços geridos por artistas.
Com percurso artístico iniciado no final de 1990, Carla Filipe tem desenvolvido um corpo de trabalho que compreende a relação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Nas esculturas, pinturas, desenhos, instalações, performances, livros de artistas, folhetos, cartazes, e nas colaborações com publicações nacionais, Carla Filipe, inscreve em narrativas abertas, o indivíduo, o(s) grupo(s) e ou colectivo(s), os momentos, acontecimentos e histórias, nacionais e ou globais que dão conta de ensejos e desassossegos individuais, de conjuras artísticas, de enfermidades culturais, de mal-estares sociais e de indisposições políticas.

Na exposição THESE THINGS TAKE TIME, a artista, dá continuidade ao corpo de trabalho que tem vindo a desenvolver, apresentando quatro esculturas, duas instalações, uma intervenção site-specific no jardim do Espaço Campanhã e uma acção performativa que será realizada no dia de inauguração, às 17H00 e da qual resultará uma instalação.



Conversa de Café com Inês Moreira _ Conferência: Micro práticas espaciais.

No dia 21 de Fevereiro, às 18H00, dia de encerramento da exposição, a arquitecta e curadora Inês Moreira apresentará numa Conversa de Café a conferência Micro práticas espaciais, no Café Capri, em frente ao Espaço Campanhã, na Rua Pinto Bessa n.º 99.

As práticas curatoriais contemporâneas vêm experimentando transformações. Surgem conexões no campo de actuação tradicionalmente delimitado pelas Humanidades e disciplinas como a História, a Filosofia, ou a Sociologia em espaços convencionados da Arte - galeria, museu - com outras áreas da Teoria e, fundamentalmente, com actuações que partem da Prática. Na sua pesquisa académica, Inês Moreira, tem-se debruçado sobre "Micro práticas espaciais", colaborações entre artistas / arquitectos / produtores / curadores / artesãos / estudantes / comunidades, focando a conceptualização, a concepção e as modalidades de produção crítica activadas por autores e investigadores quando implicados na prática. As suas produções materializam-se em exposições, objectos, espaços e eventos fortemente posicionados no campo da reflexão crítica.
Na Conversa de Café do Espaço Campanhã, Inês Moreira abordará um pequeno conjunto de práticas emergentes de arte/arquitectura que vêm exercitando e reinventado modalidades híbridas de relação entre artista-arquitecto-produtor-curador, para propor uma discussão sobre o que considera serem modalidades de conhecimento curatorial extradisciplinar.


Exposição: individual de artes plásticas
(escultura, instalação, performance e intervenção site-specific )

Título da exposição: THESE THINGS TAKE TIME

Artista: Carla Filipe

Inauguração: 24 de Janeiro, às 16H00
Local: Espaço Campanhã
Patente até 21 de Fevereiro
Horários: de 6ª feira a Sábado das 15H às 20H

Visitas por marcação: 912897580 / linha1@plataformacampanha.com
Programa:

24 de Janeiro,
16H00
inauguração da exposição THESE THINGS TAKE TIME

17H00
acção performativa por Carla Filipe

21 de Fevereiro,
18H00
Conversa de Café com Inês Moreira,
conferência: Micro práticas espaciais
(no Café Capri, na Rua Pinto Bessa n.º 99, ao lado dos CTT)
Comissário: José Maia
Entidade promotora: Espaço Campanhã
Entrada: livre
Mais informação: Miguel Pinho (responsável pelo espaço) Tel: 912897580/
linha1@plataformacampanha.com
José Maia (responsável pelo programa de exposições): tel: 93 32 88 141 /
Programação: José Maia e Miguel Pinho
Produção: Ana Catarina Farinha
Design: Luís Ricardo
Fotografia: Pedro Magalhães
Organização: Espaço Campanhã (Miguel Pinho e José Maia)
Contactos: Espaço Campanhã,
R. (à Campanhâ, atrás do BANIF, ao lado da oficina AUTO V.A.) _ 4300-472 Porto
Tel: 912897580
Mail:
linha1@plataformacampanha.com
Site: www.plataformacampanha.com


Biografias:
Carla Filipe
Nasceu em Requeixo, Aveiro, em 1973. Vive e trabalha no Porto. É Licenciada em Artes Plásticas, vertente escultura e mestre em "Práticas artísticas contemporâneas" pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.Expõe regularmente desde 2000. Das suas exposições individuais destacam-se, « Desertar» no InTransit, no Porto, em 2007, «Obrigado pela conversa » no espaço a Sala, no Porto, em 2006, «Wihtout Name» na Galeria Quadrado Azul, no Porto, em 2005 e « Zona de Estar» no Salão Olímpico, no Porto, em 2004. Entre as exposições colectivas em que participou destacam-se «Part-ilha» no Spike Island, em Bristol, em 2008, «INTRO» no Contretype, em Bruxelas em 2007 e «Antimonumentos» Galeria António Henriques, Viseu, no mesmo ano, «Tóxic- O Discurso do Excesso», no projecto Terminal, em Oeiras, em 2005, «Busca Pólos» no Pavilhão Centro de Portugal, Coimbra e Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, em 2006 e «O Homem Invisível» na ZDB, Lisboa, em 2004.Entre 2006 e 2008, com Isabel Ribeiro, foi co-responsável pelo programa de exposições do Projecto Apêndice e entre 2003 e 2005, com Eduardo Matos, Isabel Ribeiro, Renato Ferrão e Rui Ribeiro, foi co-responsável pela programação do espaço Salão Olímpico e co-organizou mostras de artes plásticas e artes performativas.



Inês Moreira
Nasceu no Porto, em 1977 onde vive e trabalha. Arquitecta (FAUP 2001). Mestre em Teoria da Arquitectura e Cultura Urbana (UPC, Barcelona, 2003). Iniciou tese de Doutoramento sobre comissariado e conhecimento no Programa Curatorial/Knowledge, no Goldsmiths College, University of London, com o tema "Performing Building Sites".Vem experimentando colaborações entre arquitectura, arte e investigação sobre hibridação disciplinar e vem desenvolvendo comissariados e montagens espaciais de projectos institucionais e independentes.Foi coordenadora do Laboratório de Arte Experimental do Instituto das Artes do Ministério da Cultura (2003-2005). Co-fundadora da Plano 21, Associação Cultural e do petit CABANON


Mais informações relativas a
Carla Filipe: http://carla-filipe.blogspot.com, carlasofiafilipe@gmail.com
Inês Moreira: www.petitcabanon.blogspot.com, inexmoreira@gmail.com




O contexto do Espaço Campanhã:
Desde 1999 até ao presente ano, os espaços alternativos ao circuito comercial e institucional têm contribuído para uma maior oferta cultural na cidade do Porto.
Estes espaços dirigidos por mais de duas dezenas de jovens artistas plásticos, em colectivos formais ou informais, com programação dinâmica e diversificada que contempla as artes plásticas, as artes performativas, a música e a literatura, têm permitido que mais de uma centena de jovens artistas, desenvolvam o seu trabalho e o apresentem de forma regular.

Localizado na zona de Campanhã, na cidade Porto, o Espaço Campanhã, iniciou a sua actividade em Dezembro de 2008 com a exposição colectiva antes de chegarem palavras de Mauro Cerqueira, André Sousa e Renato Ferrão, marcando presença no mapa cultural da cidade e juntando-se a espaços como In.Transit, Petit Cabanon, a Sala, Mad Woman in the Attic, Uma Certa Falta de Coerência e Maus Hábitos, O Senhorio, Extéril, entre outros.


O Programa de exposições do Espaço Campanhã:
Durante o próximo ano, o Espaço Campanhã apresentará um número significativo de obras, que darão conta das diversas práticas artísticas contemporâneas como a pintura, escultura, desenho, banda desenhada, instalação, vídeo, som ou performance, realizadas por jovens artistas, artistas emergentes e artistas afirmados nos últimos vinte anos.

A programação do Espaço Campanhã contempla:
exposições colectivas temáticas que pela reunião de um conjunto de obras, de diferentes artistas, num mesmo espaço, nos permitirão ver e confrontar diversas perspectivas da temática abordada,

exposições individuais que apresentam ligações ou propõem um diálogo entre trabalhos recentes e trabalhos realizados em anos anteriores,

exposições de projectos criados especificamente para o Espaço Campanhã e
mostras organizadas por colectivos de artistas, formais ou informais, cujo corpo de trabalho contemple o pensamento, a criação e a investigação artística contemporânea.

Paralelamente às exposições, serão apresentadas outras criações, do(s) artista(s) patentes ou de artista(s) que não participam na exposição, realizadas na mesma área de intervenção artística ou numa outra área distinta, bem como conversas, debates ou conferências que permitam empreender ou ampliar o campo de criação e reflexão artística e acompanhar o pensamento contemporâneo.

Em simultâneo e ou no intervalo entre duas exposições, o Espaço Campanhã apresentará mostras de vídeo, performance, música e conferencias organizadas pelos seus colaboradores.



Próxima exposição:

7 Março de 2009
Olha lá III _ Travelling
de Diana Rio, Francisco Eduardo, Francisco Queimadela, Helena Menino, Mariana Caló e Mónica Baptista
O colectivo de artistas constituído por Diana Rio, Francisco Eduardo, Francisco Queimadela, Helena Menino, Mariana Caló e Mónica Baptista iniciou a sua colaboração artística em 2002, no Porto. Desde então, têm aprofundado conhecimentos teóricos e desenvolvido criações na área do cinema, vídeo, artes plásticas, artes performativas e comissariado. Trabalhando em diferentes parcerias externas e internas ao colectivo, têm construído um corpo de trabalho em diferentes direcções. Actualmente, encontram-se separados geograficamente e tentam dar continuidade ao trabalho realizado, às experiências desenvolvidas em comum e às relações artísticas criadas. A sua condição enquanto colectivo reflecte-se, em termos conceptuais e formais, na obra Travelling que será apresentado no Espaço Campanhã e que constitui o terceiro momento do projecto artístico Olha lá.
Da actividade realizadas por este colectivo, destacam-se as exposições "Olha lá", "Olha lá II", "A melhor exposição do bairro", "Por Cortesia", o trabalho curatorial desenvolvido no Espaço JUP e a curta metragem "BOCA".




Exposições futuras:

está a morrer e não quer ver – A presença ou ausência de imagens e as visões de ontem e de hoje do Porto e de Portugal, de Portugal na Europa, da Europa em Portugal, de Portugal no Mundo, do Mundo em Portugal, da Europa e de Portugal no Porto e do Porto em Portugal e na Europa serão apresentadas nesta exposição colectiva temática, que reunirá mais de duas dezenas de artistas plásticos.

Colectivo Embankment – constituído por Jonhathan Saldanha, Maria Mire e Aida Castro, criadores que têm desenvolvido paralelamente ao seu trabalho artístico (individual ou em colectivo) a investigação teórica enquadradas nas práticas artísticas contemporâneas, nas áreas do vídeo, do som e na relação da arte com outras ciências e estas com a tecnologia.

Colectivo A Mula – O Colectivo A Mula, de Marco Mendes e Miguel Carneiro, reunirá numa mostra de desenhos e murais, numa feira de publicações de artistas e em conversas, um número significativo de criadores de diferentes áreas (como o desenho, a banda desenhada, a ilustração, a pintura, entre outras,) que adicionarão ao universo das artes plásticas muitos outros universos singulares, inscrevendo no campo artístico múltiplas realidades que nos darão conta de inquietações pessoais e ou sociais.