Miguel von Hafe Pérez


ENCONTROS DO OLHAR_Fotografia e Arte

Quarta-feira

13 de Junho

21h30

Instituto Português de Fotografia do Porto



Ao longo de sete conferências, os diferentes convidados provenientes de áreas como a história da arte, a crítica de arte, a curadoria e a criação artrítica no campo das artes plástica e da fotografia apresentaram a sua visão sobre a importância e a presença da fotografia no período contemporâneo e as relações que a fotografia estabelece com as diferentes áreas da criação artística.

Na oitava e última conferência o historiador, crítico de arte e curador, Miguel von Hafe Pérez, apresentará o seu olhar sobre a fotografia.


Manipulação, encenação, documentalismo e banalidade nas práticas fotográficas contemporâneas.
Como compreender a força que a imagem fotográfica detém no contexto alargado das imagens artísticas na contemporaneidade? Será pertinente estabelecer fronteiras entre diversas tipologias, entre práticas ancoradas na tradição especificamente fotográfica e aquelas que derivam essencialmente do seu uso enquanto documento complementar a pressupostos criativos conceptuais? Qual a capacidade da fotografia em construir um discurso crítico sobre o real? A conferência vai ajudar a pensar estas questões mediante a reflexão sobre o trabalho de autores nacionais e estrangeiros.


Miguel von Hafe Pérez é crítico de arte e comissário de exposições. Comissariou mais de trinta projectos, entre os quais se destacam: Do Banal, do Cómico e do Trágico (Andy Warhol, William Wegman, Luís Campos), Fundação Cupertino de Miranda, V.N. Famalicão, 1998; Distância Dupla (Augusto Alves da Silva/Luís Palma), Galeria Pedro Oliveira, 1999; Squatters (com Vicente Todolí, João Fernandes e Bartomeu Marí), Porto, 2001; No princípio era a viagem (com David G. Torres), Bienal de Pontevedra, Re: Produtores de Sentido, Sesc, Rio de Janeiro, 2004.
Foi responsável pela área de Artes Plásticas e Arquitectura da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura. Em 2002 comissariou a representação portuguesa na Bienal de São Paulo, apresentando o artista João Tabarra. Entre 2003 e 2005 foi comissário convidado no Centre d’Art Santa Mònica em Barcelona, onde apresentou as exposições dos seguintes artistas: Christiane Erharter, Francisco Queirós, Lívia Flores, Costa Vece, Vanessa Jane Phaff, João Tabarra, Graham Gussin, Filipa César, Helena Almeida, Maria Nordman, Cabelo, Runa Islam e Antoni Abad.
É colaborador da revista austríaca springerin.
Actualmente é responsável pelo projecto http://www.anamnese.pt/ da Fundação Ilídio Pinho, onde integra o Conselho das Artes que está a constituir uma colecção de arte contemporânea portuguesa.
Editou para a Colecção de Arte Contemporânea Público/Serralves o livro Propostas da Arte Portuguesa. Posição:2007.

O programa dos Encontros do Olhar - Fotografia e Arte

2006 - 02 Novembro 21h30 _ Fotografia na arte por Ricardo Nicolau

2006 - 07 Dezembro 21h30 _ A obra de Rita Castro Neves por Rita Castro Neves

2007 - 04 Janeiro 21h30 _Jovens Fotógrafos por Liliana Coutinho

2007 - 01 Fevereiro 21h30 _ Fotografia e arte contemporânea: o papel crítico da fotografia no campo artístico por Sandra Vieira Jürgens

2007 - 01 Março 21h30 _ A obra de André Cepeda por André Cepeda

2007 - 19 Abril 21h30 _ Desenho, pintura, fotografia; a produção de imagens como actividade humana por Luís Fortunato Lima

03 Maio 21h30 _ A obra de João Tabrra por João Tabarra

Quarta-feira, 13Junho 21h30 _ Miguel von Hafe Pérez



Programação: José Maia
Organização: IPF - Porto
Informações: José Maia Tel.T93 32 88 141
encontrosdoolhar@gmail.com

Entrada gratuita

Instituto Português de Fotografia _ Porto
Rua da Vitória, nº 129 _ 4050-416 _ Porto _ Portugal
Telefone: 22 332 68 75
ipf.porto@ipf.p
http://www.ipf.pt/