a dizer... (mostra de desenhos)

a dizer...

mostra de desenhos_2004


PêSSEGOpráSEMANA

actuações

Aglaíze Damasceno

Alexandre Osório

Arlindo Silva

Carla Filipe

João Marçal

José Pereira

Luís Ribeiro

Manuel Santos Maia

Miguel Flor

Naïf

Ricardo Lafuente

Paulo Dalva

Renato Ferrão

Sónia Neves

Susana Chiocca



OFICINA 201

estudos imagens figuras

Ana Ulisses

André Sousa

Cecília Albuquerque

Eduardo Matos

Emília Martins

João Marrucho

Isabel Ribeiro

Mafalda Santos

Nuno Ramalho

Sérgio Azevedo



SALÃO OLÍMPICO

narrativas incompletas

Amélia Alexandre

Alice Geirinhas

João Fonte Santa

Marco Mendes

Miguel Carneiro

Paulo Mendes

Pedro Amaral




a dizer...

Em três mostras (actuações no Pêssegoprásemana, estudos, imagens, figuras na Oficina 201 e narrativas incompletas no Salão Olímpico), realizadas em três espaços alternativos (aos espaços de exibição artística institucional e comercial), a dizer reúne um número significativo de artistas que têm apresentado regularmente o seu trabalho em múltiplos eventos organizados por alguns dos artistas presentes.

Nesta mostra, o desenho é entendido enquanto área de intervenção artística, como processo auxiliar de criação e como tema.

Os vários criadores reunidos em a dizer apresentam desenhos realizados em diferentes áreas artísticas, como a pintura, a escultura, a fotografia, o vídeo, a instalação, o som, a performance, o design de comunicação, o design de moda, os grafitti, o desenho assistido por computador, a ilustração e a banda desenhada, entre outras.

As ideias, os pensamentos, os julgamentos, as visões e o que há a dizer é fixado, registado cristalizado pelo desenho. Este dá forma, torna visível e materializa desde a simples ideia até à mais complexa rede de reflexões.

Na mostra, a noção de desenho é entendida como forma de dizer e como meio de expor conteúdos. Pelas obras patentes, ver um desenho é perceber o que faltava dizer, (re)conhecer o que há a dizer, acolher e saber o que os artistas têm a dizer.

O contacto com diferentes obras permitirá ao observador conhecer a acção dos diversos artistas, entender o que querem dizer, ouvir o que querem mostrar, pensar o desenhado e comentar ou julgar o exposto – o dito.

Pelo que nos é dito na exposição, poderemos ver que a diversidade das mensagens corresponde a diferentes visões da realidade e a diferentes modos de a tornar visível.

O desenho permite-nos tornar visíveis as múltiplas realidades que constituem o real e que, muitas das vezes, nos são invisíveis.

José Maia_Porto_2004.05



a dizer... (To be said)

In three exhibitions (actions in the Pêssegoprásemana, studies, images, figures in the Oficina 201 and incomplete narratives in the Olympic Salon), held in three alternative spaces (i.e. offering an alternative to institutional and commercial artistic exhibition spaces), a dizer, brings together a significant number of artists who have regularly presented their work in multiple events, organised by several of the artists present.

In this exhibition, drawing is understood as an area of artistic intervention, as an ancillary process of creation and also as a theme.

The various artists represented in a dizer, present drawings produced in various artistic fields, such as painting, sculpture, photography, video, installation, sound, performance, communication design, fashion design, graffiti, computer assisted design, illustration and comic strips, amongst others.

The ideas, thoughts, judgements, visions and that which has to be said is fixed, registered and crystallised by means of drawing. The drawing gives the form, makes visible and materialises everything - from the simple idea to the most complex network of reflections.

In this exhibition, the notion of drawing is understood as a means of saying and a means of exhibiting content. On the basis of the works on display, when we see a drawing we can understand that which remains to be said, recognize that which still has to be said, collect and understand that which artists have to say.

The contact with the different works will enable the observer to become familiar with the actions of the various parties, understand what they want to say, hear what they want to exhibit, think about that which has been drawn and comment upon, or judge, that which is on display – i.e. that which has been stated.

On the basis of that which is said to us in the exhibition, we see that the diversity of messages corresponds to different visions of reality and different modes of making reality visible. The drawing enables us to achieve visibility for the multiple realities that constitute the real world and that, often, are invisible to us.

José Maia_Porto_2004.05




a dizer... actuações

PêSSEGOpráSEMANA

Inauguração_Sexta 7 de Maio_22h

R.Antero de Quental n.133

sextas e sábados 21h-24h

até dia 22 de Maio



Sónia Neves

Performance de Susana Chiocca

Performance de Susana Chiocca

Instalação (Fotografia e som) de José de Almeida Pereira

Miguel Flor

Alexandre Osório

Renato Ferrão

Aglaíze Damasceno

Aglaíze Damasceno

João Marçal

Paulo Dalva

Luís Ribeiro Luís Ribeiro

Carla Filipe
Carla Filipe

Arlindo Silva Pupugrafik (Marta, Dandy) no bar do PÊSSEGOpráSEMANA
desenhos de
Arlindo Silva


a dizer... narrativas incompletas

SALÃO OLÍMPICO



Pedro Amaral_Salão Olímpico

Alice Geirinhas_Salão Olímpico

Miguel Carneiro_Salão Olímpico

Marco Mendes_Salão OlímpicoJoão Marrucho_Salão OlímpicoPaulo Mendes_Salão OlímpicoAmélia Alexandre_Salão Olímpico








a dizer... estudos imagens figuras

OFICINA 201

Sérgio Azevedo_OFICINA 201 Sérgio Azevedo_OFICINA 201 Sérgio Azevedo_OFICINA 201 Ana Ulisses_OFICINA 201

Nuno Ramalho_OFICINA 201

André Sousa_OFICINA 201

Cecília Albuquerque_OFICINA 201

Mafalda Santos_OFICINA 201

Vista parcial_OFICINA 201

(Cecília Albuquerque, Mafalda Santos, Nuno Ramalho)

Público na OFICINA 201
(Fausto, Mafalda Santos, Nuno Ramalho, Isabel Ribeiro, Sérgio Azevedo, Arlindo Silva)


Nuno Ramalho na OFICINA 201

Sónia Neves e Arlindo silva na OFICINA 201

Marco Mendes e João Fonte Santa na OFICINA 201
Público nos PÊSSEGOpráSEMANA

(Isabel e António Maia, Daniela, Alexandre Osório, Tam)

Público nos PÊSSEGOpráSEMANA

(João Marçal, Manuela)