Elisa Ferreira visita alguns dos projectos culturais alternativos e independentes existentes na cidade do Porto

(…)
No espaço de arte In.transit (Edifício Artes em Partes – Rua Miguel Bombarda, 457), a candidata realizou
um circuito de visita a alguns dos projectos culturais alternativos e independentes existentes na cidade do Porto. Elisa Ferreira quis desta forma chamar a atenção para o papel dos jovens artistas na cultura da cidade do Porto, salientando o esforço que têm de fazer para não deixarem a sua arte sucumbir à falta de apoio. Elisa Ferreira visitou a exposição de Alexandre Estrela, “Deserto acéfalo”.


"Fora dos Museus" por portoparatodos.


(…) A candidata lamentou uma vez mais que
na nossa cidade não se valorize a excelente produção artística que temos, que mais do que necessitar de apoios, necessita de divulgação. “Quando penso em cultura não me lembro de máquinas de calcular, lembro-me de gente, de imaginação, de capacidade, de juventude! O que é preciso é valorizar a diferença”.

A tarde prosseguiu com a visita ao espaço de arte “Uma Certa Falta de Coerência” (Rua dos Caldeireiros, 77) onde está patente a exposição de Nei Wong (Malásia). Neste local
é notória a dedicação de vários artistas que, apesar de se depararem com bastantes dificuldades, não desistem de criar projectos culturais inovadores para a cidade do Porto.

Uma viagem de Metro até ao Marquês levou Elisa Ferreira até à galeria de arte “Extéril” (Rua do Bonjardim, 1176), onde visitou a exposição de Marco Mendes. Neste espaço a candidata tomou conhecimento do Roteador, um projecto de José Manuel Barbosa, que consiste numa “plataforma que pretende reunir espaços alternativos / independentes que tenham como actividade central a divulgação de iniciativas artísticas e culturais”. Esta plataforma pretende criar uma “agenda cultural para fácil acesso a estes espaços”.


"Fora dos Museus" por portoparatodos.


O percurso terminou no espaço de intervenção cultural “Maus Hábitos” (Rua Passos Manuel, 178 4º), para uma mesa-redonda que contou com a presença dos inúmeros artistas que acompanharam Elisa Ferreira durante essa tarde, bem como com a participação de João Fernandes, director do Museu de Serralves. Neste debate, que se prolongou pela noite dentro,
os artistas falaram na primeira pessoa das principais dificuldades que encontram no exercício da sua profissão. O maior ênfase foi para a falta de espaços, tanto para a criação como para a exposição das suas obras, seguido da falta de divulgação dos projectos artísticos. Vários artistas salientaram também que fica muitas vezes esquecido o papel que a arte tem na educação das pessoas. João Fernandes alertou para o mesmo facto, acrescentando que se confunde cada vez mais arte (e cultura) com lazer, como se da mesma coisa se tratasse.


"Fora dos Museus" por portoparatodos.


Elisa Ferreira _ PORTO para TODOS