Espaço Campanhã
inaugura dia 14 de Março, às 16H00,

Olha lá III _ Travelling
exposição de artes plásticas de
Helena Menino
Mónica Baptista

patente até dia 4 de Abril

No próximo dia, 14 de Março, às 16H00, o Espaço Campanhã, no Porto, irá inaugurar a exposição Olha lá III _ Travelling, de Diana Rio, Francisco Eduardo, Francisco Queimadela, Helena Menino, Mariana Caló e Mónica Baptista.
O colectivo de artistas constituído por Diana Rio, Francisco Eduardo, Francisco Queimadela, Helena Menino, Mariana Caló e Mónica Baptista iniciou a sua colaboração artística em 2002, no Porto. Desde então, têm aprofundado conhecimentos teóricos e desenvolvido criações na área do cinema, vídeo, artes plásticas, artes performativas e comissariado.
Trabalhando em diferentes parcerias externas e internas ao colectivo, têm construído um corpo de trabalho em diferentes direcções.
Actualmente, encontram-se separados geograficamente e tentam dar continuidade ao trabalho realizado, às experiências desenvolvidas em comum e às relações artísticas criadas.
A sua condição enquanto colectivo reflecte-se, em termos conceptuais e formais, na obra Travelling que será apresentado no Espaço Campanhã e que constitui o terceiro momento do projecto artístico Olha lá.
Das actividades realizadas por este colectivo, destacam-se as exposições "Olha lá", "Olha lá II", "A melhor exposição do bairro", "Por Cortesia", o trabalho curatorial desenvolvido no Espaço JUP e a curta metragem "BOCA".


Exposição: artes plásticas
(instalação vídeo)

Título da exposição: Olha lá III _ Travelling
Artistas: Diana Rio, Francisco Eduardo, Francisco Queimadela, Helena Menino, Mariana Caló e Mónica Baptista
Inauguração: 14 de Março, às 16H00
Local: Espaço Campanhã
Patente até 4 de Abril
Horários: de 6ª feira a Sábado das 15H às 20H
Visitas por marcação: 912897580 /
linha1@plataformacampanha.com
Programa:
14 de Março, às 16H00_ inauguração da exposição Olha lá III _ Travelling
21 de Março, às 17H00_ Conversa de café com o atelier de design Bolos Quentes


Obra:
Olha lá III _ Travelling
2009
Instalação vídeo
Dimensões variáveis

Entidade promotora: Espaço Campanhã
Entrada: livre
Mais informação:
Miguel Pinho (responsável pelo espaço) Tel: 912897580/ linha1@plataformacampanha.com
José Maia (responsável pelo programa de exposições): tel: 93 32 88 141 /
Produção: Ana Catarina Farinha
Design: Bolos Quentes
Fotografia: Pedro Magalhães
Programação: José Maia e Miguel Pinho
Organização: Espaço Campanhã (Miguel Pinho e José Maia)
Biografias:
Diana Rio
Nasceu em 1983, em Viana do Castelo. Vive em Viana do Castelo e trabalha no Porto. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2007 frequenta a licenciatura na Facultad de Bellas Artes na Universidad Politécnica de Valencia - Espanha.
Co-fundadora de colectivos como: Forma-Cita - artistas curadores, do espaço JUP situado na rua Miguel Bombarda ,Porto; Bruno – Realizador/Produtor colectivo da curta-metragem "Boca" e colaboração com diversas Galerias de Arte.
Expõe desde 2001. Entre as exposições colectivas em que participou destacam-se "Olha Lá"(Porto/2005), Convento "Corpus Christi"(Porto/2006), "Olha lá II(Porto/2006)","Por cortesia"(Valencia/2008).



Francisco Eduardo
Nasceu em Aveiro, em 1984. Vive e trabalha no Porto. É Licenciado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Expõe regularmente desde 2002. Das suas exposições individuais destacam-se, projecto individual - Francisco Eduardo, exposição em todas as galerias da rua miguel bombarda ao mesmo tempo (16), Porto 2006. Entre as exposições colectivas em que participou destacam-se "Ouve lá" em 2006, "Melhor exposição no bairro" 2007, "The Winner takes it all" em 2007.


Francisco Queimadela
Nasceu em Coimbra, em 1985. Vive e trabalha em Berlim. É Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Expõe regularmente desde 2005. Das suas exposições individuais destacam-se, QUEIMADELA no C.C.B., no Porto, em 2008. Entre as exposições colectivas em que participou destacam-se “Cheira Lá”,e “More or Less” no Porto em 2006; “Bordíllineos” em 2008 em Valência, Madrid e Porto, (exposição comissariada pelo colectivo valenciano “La Tejedora”); “Por Cortesia” em 2008 em Valência e “Taurino” em 2009 também em Valência.

Referencia ainda a realização do vídeo, em colaboração com Mariana Caló, para a peça Olhar o Perto, Olhar o Antes, pela companhia de teatro Marionet(Coimbra 08), assim como a co-produção da curta metragem Kispo (1ºprémio da Maratona Digital Imago 08 – Avid/Canon)



Helena Menino
Nasceu em Beja, em 1984. Vive e trabalha no Porto É Licenciada em Artes Plásticas /Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.(a frequentar o segundo ano do Mestrado de Práticas e Teoria do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto).

Expõe desde 2001. Entre as exposições colectivas em que participou destacam-se "Olha Lá"(Porto/2005), "Olha lá II(Porto/2006)","A melhor exposição do bairro"(Porto/2007),"Por cortesia"(Valencia/2008), "igual e de outra maneira"(S.João da Madeira/2008), "Reservados"(Porto/2009)




Mariana Caló
Nasceu em Viana do Castelo, em 1984. Vive e trabalha em Berlim. É Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Expõe regularmente desde 2004. Entre as exposições colectivas em que participou entre 2005 e 2009 destaca, no Porto, Olha lá; Post it City; More or Less; Cheira Lá e Acervos; assim como Bordilíneos(Valência, Porto, Madrid); Jahre Ausstellung na HFBK (Dresden/Alemanha) e Por Cortesia (Valência.

De entre as outras actividades que desempenha, salienta a organização e participação desde 2006 nas residências artísticas anuais [espaço entre], que tiveram lugar em Pedrógão Pequeno (2006), no C.E.N.T.A. (2007) e na casa do artista Jaime Isidoro (2008). Desde 2008 também em conjunto com Francisco Queimadela, Catarina Artiaga e Sara Pereira formou a associação cultural PISO que está neste momento a desenvolver o projecto AVALANCHE que terá lugar em Junho de 2009 em Berlim e em Setembro de 2009 na cidade do Porto



Mónica Baptista
Nasceu em S. Paio de Oleiros, em 1984. Vai vivendo como pode e onde consegue. É Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Em 2005 junta-se ao grupo de comissariado da Galeria Espaço JUP levada a cabo pelo grupo Forma-Cita.
Nunca expôs regularmente sendo a maior parte do seu trabalho desconhecido. Tendo participado apenas em algumas exposições colectivas: " Olha Lá" em 2005, “Cheira Lá”em 2006 e “Por Cortesia” em 2008 em Valência.
Desenvolve também trabalho na área da fotografia e cinema de onde se destacam a co-produção da curta metragem "Kispo" em 2006, a co-produção da curta metragem de ficção "Boca" em 2008 e ainda o documentário "Territories", realizado no worhshop internacional de cinema "Cine-Train" que aconteceu na Rússia em 2008.




Mais informações relativas a
Diana Rio: www.cita-no.blogspot.com, rio.diana@portugalmail.pt
Francisco Eduardo:
www.chegamosontem.tk, franciscoerc@gmail.com
Francisco Queimadela:
http://franciscoqueimadela.googlepages.com, www.myspace.com/queimadela, www.opiso.blogspot.com, franciscoqueimadela@yahoo.co.uk
Helena Menino:
helenamenino@gmail.com
Mariana Caló:
http://calomarianacalo.googlepages.com, www.myspace.com/marianacalo, mail_marianacalo@yahoo.co.uk
Mónica Baptista:
baptista_monica@yahoo.co.uk
Bolos Quentes:
www.bolosquentes.sollec.org, bolosquentes@gmail.com


Contactos: Espaço Campanhã
Rua Pinto Bessa 122 – Armazém 4. (atrás do BANIF) _ 4300-472 Porto

Tel: 912897580
Mail:
linha1@plataformacampanha.com
Site: www.plataformacampanha.com

O contexto do Espaço Campanhã:
Desde 1999 até ao presente ano, os espaços alternativos ao circuito comercial e institucional têm contribuído para uma maior oferta cultural na cidade do Porto.
Estes espaços dirigidos por mais de duas dezenas de jovens artistas plásticos, em colectivos formais ou informais, com programação dinâmica e diversificada que contempla as artes plásticas, as artes performativas, a música e a literatura, têm permitido que mais de uma centena de jovens artistas, desenvolvam o seu trabalho e o apresentem de forma regular.

Localizado na zona de Campanhã, na cidade Porto, o Espaço Campanhã, iniciou a sua actividade em Dezembro de 2008 com a exposição colectiva antes de chegarem palavras de Mauro Cerqueira, André Sousa e Renato Ferrão, marcando presença no mapa cultural da cidade e juntando-se a espaços como In.Transit, Petit Cabanon, a Sala, Mad Woman in the Attic, Uma Certa Falta de Coerência e Maus Hábitos, O Senhorio, Extéril, Espaço Ilimitado, entre outros.



O Programa de exposições do Espaço Campanhã:
Durante o próximo ano, o Espaço Campanhã apresentará um número significativo de obras, que darão conta das diversas práticas artísticas contemporâneas como a pintura, escultura, desenho, banda desenhada, instalação, vídeo, som ou performance, realizadas por jovens artistas, artistas emergentes e artistas afirmados nos últimos vinte anos.

A programação do Espaço Campanhã contempla:
exposições colectivas temáticas que pela reunião de um conjunto de obras, de diferentes artistas, num mesmo espaço, nos permitirão ver e confrontar diversas perspectivas da temática abordada,

exposições individuais que apresentam ligações ou propõem um diálogo entre trabalhos recentes e trabalhos realizados em anos anteriores,

exposições de projectos criados especificamente para o Espaço Campanhã e
mostras organizadas por colectivos de artistas, formais ou informais, cujo corpo de trabalho contemple o pensamento, a criação e a investigação artística contemporânea.

Paralelamente às exposições, serão apresentadas outras criações, do(s) artista(s) patentes ou de artista(s) que não participam na exposição, realizadas na mesma área de intervenção artística ou numa outra área distinta, bem como conversas, debates ou conferências que permitam empreender ou ampliar o campo de criação e reflexão artística e acompanhar o pensamento contemporâneo.

Em simultâneo e ou no intervalo entre duas exposições, o Espaço Campanhã apresentará mostras de vídeo, performance, música e conferencias organizadas pelos seus colaboradores.




Próxima exposição:

11 Abril de 2009
Está a morrer e não quer ver


A presença ou ausência de imagens e as visões de ontem e de hoje do Porto e de Portugal, de Portugal na Europa, da Europa em Portugal, de Portugal no Mundo, do Mundo em Portugal, da Europa e de Portugal no Porto e do Porto em Portugal e na Europa serão apresentadas nesta exposição colectiva temática, que reunirá mais de duas dezenas de artistas plásticos.


Exposições futuras:

Colectivo Embankmentconstituído por Jonhathan Saldanha, Maria Mire e Aida Castro, criadores que têm desenvolvido paralelamente ao seu trabalho artístico (individual ou em colectivo) a investigação teórica enquadradas nas práticas artísticas contemporâneas, nas áreas do vídeo, do som e na relação da arte com outras ciências e estas com a tecnologia.

Colectivo A MulaO Colectivo A Mula, de Marco Mendes e Miguel Carneiro, reunirá numa mostra de desenhos e murais, numa feira de publicações de artistas e em conversas, um número significativo de criadores de diferentes áreas (como o desenho, a banda desenhada, a ilustração, a pintura, entre outras,) que adicionarão ao universo das artes plásticas muitos outros universos singulares, inscrevendo no campo artístico múltiplas realidades que nos darão conta de inquietações pessoais e ou sociais.