ENCONTROS DO OLHAR_Fotografia e Arte

A obra de João tabarra

por João Tabarra

Quinta-feira

03 de Maio

21h30

no Instituto Português de Fotografia_Porto

A obra de João Tabarra

As imagens / trabalhos que João Tabarra produz, planeando-as até ao mais ínfimo detalhe, estão repletas de ícones, símbolos e outros elementos que, apesar de nos serem familiares, têm o seu potencial de significação minado pela forma como são alterados, reformulados, organizados e relacionados. A ambiguidade que daí resulta, para além do humor ou do burlesco que são evidentes num primeiro olhar, se enfatiza a impossibilidade da condição humana, também sublinha a essencialidade da sua vontade.

João Tabarra

O trabalho de João Tabarra (Lisboa, 1966) tem vindo a ser apresentado em inúmeras instituições internacionais como a Bienal de S. Paulo, o MARCO, em Vigo, a Caixa Fórum, em Barcelona, o Bloomberg Space, em Londres, o Institut d’Art Contemporain de Villeurbanne, em Lyon, ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, e o Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa.

Encontros do Olhar - Fotografia e Arte

Ao longo de oito conferências, os diferentes convidados provenientes de áreas como a história da arte, a crítica de arte, a curadoria e a criação artrítica no campo das artes plástica e da fotografia, apresentarão a sua visão sobre a importância e a presença da fotografia no período contemporâneo e as relações que a fotografia estabelece com as diferentes áreas da criação artística.

O programa

2006 - 02 Novembro 21h30 _ Fotografia na arte por Ricardo Nicolau

2006 - 07 Dezembro 21h30 _ A obra de Rita Castro Neves por Rita Castro Neves

2007 - 04 Janeiro 21h30 _Jovens Fotógrafos por Liliana Coutinho

2007 - 01 Fevereiro 21h30 _ Fotografia e arte contemporânea: o papel crítico da fotografia no campo artístico por Sandra Vieira Jürgens

2007 - 01 Março 21h30 _ A obra de André Cepeda por André Cepeda

2007 - 19 Abril 21h30 _ Desenho, pintura, fotografia; a produção de imagens como actividade humana por Luís Fortunato Lima

03 Maio 21h30 _ A obra de João Tabrra por João Tabarra

13Junho 21h30 _ Miguel von Hafe Pérez

Programação: José Maia

Organização: IPF - Porto

Informações: José Maia | Tel.: 93 32 88 141

encontrosdoolhar@gmail.com

Entrada gratuita

Iinstituto Português de Fotografia _ Porto

Rua da Vitória, nº 129 _ 4050-416 _ Porto _ Portugal

Telefone 22 332 68 75

ipf.porto@ipf.pt

www.ipf.pt

Exposições G

JOÃO TABARRA

Comissariado Natxo Checa _ Produção ZDB

A questão humana não é a de quantos podem sobreviver dentro do sistema, mas que espécie de existência é possível para aqueles que sobrevivem.
Pardot Kynes, Primeiro Planetologista de Arrakis. Brian Herbert e Kevin J. Anderson, Dune: House Atreides

Inaugurou no dia 22 de Fevereiro a exposição G, com dezasseis trabalhos inéditos de João Tabarra em vídeo e fotografia, produzidos pela ZDB. A exposição, comissariada por Natxo Checa, apresenta-se em duas partes. A primeira parte na ZDB, onde onze peças ocupam a totalidade das salas de exposição, a segunda, na Galeria Graça Brandão, também no Bairro Alto, inaugurou a 28 de Março. Ambas podem ser vistas até 5 de Maio

G (que assim, em maiúsculo e itálico, representa a constante gravitacional universal) reúne um corpus de trabalho pensado e materializado por João Tabarra nos dois últimos anos, que ao estabilizar o terreno em que tem vindo a construir a sua obra, indicia um reinvestimento em novas frentes de trabalho.

O vídeo, a que João Tabarra tem recorrido frequentemente, é assumido nesta exposição como medium fulcral, sendo utilizado em nove das onze peças apresentadas. Esta opção não se impõe como ruptura, mas como continuidade de alguns dos parâmetros que caracterizam o trabalho que tem desenvolvido sobretudo em fotografia.

As imagens que João Tabarra produz, planeando-as até ao mais ínfimo detalhe, estão repletas de ícones, símbolos e outros elementos que, apesar de nos serem familiares, têm o seu potencial de significação minado pela forma como são alterados, reformulados, organizados e relacionados. A ambiguidade que daí resulta, para além do humor ou do burlesco que são evidentes num primeiro olhar, se, enfatiza a impossibildade da condição humana, também sublinha a essencialidade da sua vontade.

O trabalho de produção das obras foi desenvolvido ao longo de três meses, envolvendo mais de setenta pessoas, muitas delas convocadas para operar meios audiovisuais pouco habituais nesta área artística. Este trabalho, que a ZDB coordenou na totalidade, exigiu ainda o envolvimento de entidades tão diversas como a Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, o Estado-Maior da Força Aérea, o Inatel, o Observatório Astronómico de Lisboa, ou a Tapada de Mafra, cuja colaboração foi essencial para a realização das propostas de João Tabarra.

+ info : zdb e GGB (Galeria Graça Brandão)

G . João Tabarra . 1ª Parte ZDB . Até 5 de Maio 2007 . ZDB . Quarta a Sexta . 19 às 23h. Sábado: 14h às 23h

ZDB: Rua da Barroca, 59. 1200-047 Lisboa (Bairro Alto) www.zedosbois.org, e-mail: zdb@zedosbois.org, Tel. 213 430 205

G . João Tabarra . 2ª Parte GGB - Galeria Graça Brandão. Até 5 de Maio 2007 . Galeria Graça Brandão . 3ª feira a Sábado - 11h às 20h

Galeria Graça Brandão: Rua dos Caetanos, 26. Lisboa (Bairro Alto) www.galeriagracabrandao.com, e-mail: galgblx@mail.telepac.pt, Tel. 213 469 183