ENCONTROS DO OLHAR
Fotografia e Arte
Instituto Português de Fotografia
Porto
Rua da Vitória, nº 122 _ 4050-416 _ Porto _ Portugal
22 332 68 75
ipf.porto@ipf.pt
Encontros do Olhar - Fotografia e Arte
Ao longo de oito conferências, os diferentes convidados provenientes de áreas como a história da arte, a crítica de arte, a curadoria e a criação artrítica no campo das artes plástica e da fotografia, apresentarão a sua visão sobre a importância e a presença da fotografia no período contemporâneo e as relações que a fotografia estabelece com as diferentes áreas da criação artística.
Ciclo de Conferências Fotografia e Arte:
2006
02 Novembro 21h30 _ Fotografia na arte por Ricardo Nicolau
07 Dezembro 21h30 _ A obra de Rita Castro Neves por Rita Castro Neves
2007
04 Janeiro 21h30 _Jovens Fotógrafos por Liliana Coutinho
01 Fevereiro 21h30 _ Fotografia e arte contemporânea:
o papel crítico da fotografia no campo artístico
por Sandra Vieira Jürgens
01 Março 21h30 _ A obra de André Cepeda por André Cepeda
05 Abril 21h30 _ Luís Fortunato Lima
03 Maio 21h30 _ A obra de João Tabarra por João Tabarra
07Junho 21h30 _ Miguel von Hafe Pérez
02 Novembro _ Fotografia na arte por Ricardo Nicolau
Ricardo Nicolau (n. 1976) é adjunto do director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Desenvolve neste momento um programa de exposições no espaço Chiado 8, em Lisboa, além de preparar várias exposições para Serralves. Foi crítico de arte e director da revista Pangloss. Tem vários textos publicados em revistas e catálogos. No campo da fotografia, destaca-se a edição do livro Fotografia na Arte, publicado em 2006 pela Fundação de Serralves e pelo Jornal Público.
Fotografia na arte
A sua apresentação, centrar-se-á, sem deixar de focar a actualidade, no contributo da fotografia, principalmente das suas formas vernáculas e amadoras, para a alteração de determinados paradigmas artísticos nas décadas de 60 e 70 – a sua relação com a arte conceptual e com a ideia de arquivo, o seu potencial no sublinhar da indiferença estética e no combate às ideias de originalidade e expressão individual. Serão apresentados e discutidos exemplos de obras de artistas portugueses e internacionais que recorrem à fotografia.
07 Dezembro_ A obra de Rita Castro Neves por Rita Castro Neves
Rita Castro Neves
Acabou o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co (Lisboa) em 1995 e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art (Londres) em 1998, tendo desde então exposto regularmente em Portugal e no estrangeiro, tanto em locais ditos não convencionais (escola primária, apartamento alugado, casa de banho pública, loja de discos) como em espaços estabelecidos (Spike Island, Bristol, Museu de Arte Moderna da Bahia, Brasil, The Courtauld Institute of Art,
Londres, I.C.A., Londres, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto).
Desenvolve projectos de comissariado em artes plásticas e na área da Live Art (Amorph!98 em Helsínquia, Dia E Vento no Teatro do Campo Alegre, Porto, 2001, Brrr com o T.N.S.J./ Teatro Carlos Alberto/Porto 2001, Trama com a Fundação de Serralves e a Casa da Música, Porto, 2005).
A obra de Rita Castro Neves Partindo de uma formação e visão fotográficas, Rita Castro Neves tem desenvolvido projectos artísticos com suportes diversificados: da fotografia à fabricação de objectos, passando pelo vídeo, a live art, a instalação, bem como projectos site-specific.
O quotidiano torna-se aqui a fonte quer das emoções, quer da perspectivação - e crítica - das situações e estruturas de funcionamento da sociedade.
04 Janeiro_Jovens Fotógrafos por Liliana Coutinho
Liliana Coutinho
Bolseira de investigação da Fundação de Ciência e Tecnologia – MCES,
Como free-lancer, tem trabalhado como curadora,
A fotografia e os novos artistas
Partindo da exposição que resultou do concurso BesRevelação,
01 Fevereiro_ Fotografia e arte contemporânea:
por Sandra Vieira Jürgens
Sandra Vieira Jürgens nasceu em Lisboa, 1969. Vive e trabalha em Lisboa.
Historiadora e crítica de arte. Licenciada em História/variante História da Arte e pós-graduada em História da Arte Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) e em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE).
É directora da revista online ARTECAPITAL (www.artecapital.net). Publicou ensaios sobre artistas portugueses e inúmeros textos sobre arte contemporânea em livros e catálogos e, actualmente escreve para várias publicações, entre as quais, a ARQ./A – Revista de Arquitectura e Arte, a Arte y Parte, a L+Arte. É membro fundador da Plano 21. Associação Cultural e consultora de várias iniciativas editoriais e de projectos de comissariado de exposições.
Fotografia e arte contemporânea:
Em qualquer abordagem sobre história da arte contemporânea torna-se incontornável referir a fotografia. A ampla utilização deste meio e a presença da imagem fotográfica em diferentes práticas nos movimentos de vanguarda artística foram determinantes para a renovação da criação visual e, desde os anos 60, por via da arte conceptual, a fotografia adquiriu um estatuto determinante na arte contemporânea.
Nesta sessão dos “Encontros do Olhar” a abordagem recairá sobre aspectos do uso da fotografia na arte (fotografia de massas, fotografia de “amador”, fotografia documento), sobre as diferentes posturas dos artistas em relação à fotografia e fundamentalmente sobre o valor de questionamento crítico das suas intervenções no campo artístico.
01 Março_ A obra de André Cepeda por André Cepeda
André Cepeda
Foi colaborador dos Encontros de Fotografia de Coimbra (1991-1994), frequentou o curso de fotografia da École des Art d’Ixelles de Bruxelas (1995-1996), trabalhou como técnico de laboratório e no departamento de digitalização do arquivo fotográfico do Centro Português de Fotografia, no Porto (1997-1999), fez um estágio com o Guilhaume Geneste, “La chambre Noire”, Paris, (1998), de técnicas de impressão, foi convidado para participar no Workshop para jovens fotógrafos, ASEF, Singapore (2002) e actualmente é responsável pelo tratamento e digitalização das imagens do projecto www.anamnese.pt (2003-2006).
Expõe regularmente desde 1999, ano em que frequentou a residência de artista no Espace Photographique Contretype de Bruxelas. Em 2001 recebeu duas relevantes encomendas: a primeira no âmbito da programação do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, pelo Centro Português de Fotografia/MC, e uma segunda para os Encontros de Imagem, pelo Museu da Imagem de Braga. Torna-se bolseiro do Centro Nacional de Cultura, em 2002, e, já em 2003, volta a frequentar uma residência de artista, desta feita em Viseu, na António Henriques Galeria de Arte Contemporânea.
Está representado em diversas colecções públicas e privadas.
A obra de André Cepeda
O projecto artístico consiste em pontos de vista urbanos e semi-urbanos que configuram locais aos quais normalmente não é dado um estatuto de relevância particular enquanto imagens que conduzam a uma qualquer reflexão sobre aquilo que determina o nosso entorno contemporâneo.
A forma como enquadramos e nos relacionamos com a imagem é algo sobre o qual tenho vindo a reflectir. Isto leva-me a fotografar e a querer construir, cada vez mais, novas formas de olhar para a realidade e para o espaço que me é apresentado, como também os espaços e os momentos esquecidos ou rejeitados. Interessa-me criar uma imagem e relacionar-me com o seu espaço e contextos de recepção originais. Concentrando-me apenas na luz, no espaço e no tempo, crio novos contextos para as imagens, como se este tratamento quase escultórico lhes devolvesse uma dignidade aparentemente esquecida ou negligenciada. Estas imagens são momentos que propiciam uma reflexão mais alargada sobre o modo como construimos a nossa identidade cultural e social.
Programação: José Maia
Organização: IPF - Porto
Informações: José Maia |
93 32 88 141
encontrosdoolhar@gmail.com
e
Rua da Vitória, nº 122 _ 4050-416 _ Porto _ Portugal
22 332 68 75
ipf.porto@ipf.pt